Alívio de Dores no Câncer? Conheça Mais Benefícios da Acupuntura no Tratamento do Câncer

beneficios acupuntura para tratar cancer joao pessoa pb

Muito já se discutiu sobre os benefícios da Acupuntura, que são inúmeros para o bem-estar e qualidade de vida, mas você sabe o quanto pode ser uma ferramenta complementar poderosa quando utilizada para ajudar no tratamento o câncer?

Como se sabe a tecnologia tem avançado a passos largos, assim como vemos esses avanços acontecendo para o tratamento do câncer em muitos estudos. Em paralelo a isso as Práticas Integrativas tomam cada vez mais espaço, até que elas se unem trazendo vários benefícios aos pacientes que passam por essa situação.

A Acupuntura não trata o câncer de forma direta, mas ela auxilia no processo de regulação corporal e fluxo, gerando um reequilíbrio no corpo, harmonizando as desarmonias causadas pelo câncer e pelo seu tratamento.

A prática da Acupuntura é usada há milênios dentro da perspectiva e abordagem da Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios já são conhecidos, servindo para melhora da dor até cura de doenças e de transtornos mentais, como por exemplo a depressão.

Justamente por ser uma técnica bastante segura e com resultados positivos comprovados, ela vem sendo usada como ferramenta terapêutica ao tratar o câncer. Ela está tomando cada vez mais espaço para este tratamento específico e é sobre isso que venho falar aqui.

✨ Em quais problemas pode-se ter alívio usando a Acupuntura no tratamento do câncer de forma auxiliar?

Embora tenha havido muitos avanços para tratar o câncer e continua sendo bastante estudado para encontrar novas respostas para curar o câncer. Nem sempre a terapia convencional consegue resolver o problema em questão, visto que ainda tem certas limitações.

Dentro desse processo todo tratamentos e terapêutica Integrativa vem sendo cada vez mais utilizada para atender a essa demanda e reduzir os impactos que o câncer gera. Atualmente a Acupuntura entra como um método complementar e totalmente eficaz assumindo papel adjuvante nesse momento delicado.

Portanto, quando conseguimos diminuir os impactos dos efeitos colaterais e todo o desconforto, proporcionamos qualidade de vida aos pacientes. Então, a Acupuntura cumpre o papel de atuar com resultados positivos em diversos sintomas e diagnósticos, como:

  • fadiga,
  • dor,
  • xerostomia (boca seca),
  • mucosite (ulcerações orais, por exemplo),
  • linfedema,
  • anorexia,
  • náuseas e vômitos,
  • insônia,
  • soluços,
  • ondas de calor,
  • ansiedade,
  • depressão.

O que é uma ótima opção por causa dos benefícios já mencionados e que atuarão de maneira muito bem-vinda para problemas muito comuns enquanto durar o tratamento.

O principal objetivo é a redução dos desconfortos ou efeitos colaterais causados direta ou indiretamente pelo tratamento do câncer, seja pelas sessões de radioterapia, quimioterapia ou pós-operatório.

Antes que se possa pensar, a Acupuntura não cura o câncer. Seu papel é de ser um adjuvante no controle da dor e de outros sintomas relacionados. Para além disso pode ser usada no tratamento de uma variedade de sintomas e condições associadas não somente ao câncer.

Lembrando que o câncer não é uma doença única tendo vários tipos diferentes, necessitando de uma diversidade de abordagens e também um acompanhamento multidisciplinar, que além de cirurgião tem também equipes de nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia dentre outros, para o tratamento completo do paciente oncológico e suas possíveis complicações.

Agendar Consulta

🌿Qual a função da Acupuntura nos tratamentos oncológicos?

Acupuntura: Da Tradição à Atualidade

Originária da China, a Acupuntura é um método terapêutico que se baseia na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo.

Nos EUA, é comum utilizar a Acupuntura no tratamento do câncer, especialmente no controle de náuseas e vômitos, tanto antes quanto após as sessões de quimioterapia. Pode ler um estudo completo sobre esse tema no link do próprio NCBI (National Center for Biotechnology Information): https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2642987/

Um Equilíbrio Entre Dor e Alívio

No cerne da Acupuntura está a ideia de que tudo é energia, inclusive nós. A sustentação da nossa existência é alimentada por essa energia, frequentemente referida como Prana ou Energia Vital, uma força que permeia tudo no Universo.

As agulhas, quando inseridas em pontos estratégicos do corpo, têm o objetivo de desbloquear e regular o fluxo dessa energia. Isso porque, de acordo com a filosofia da Acupuntura, energia estagnada — ou “parada”, como frequentemente é descrita — resulta em desequilíbrio e desarmonia, levando a dores e diversas enfermidades. Ao reequilibrar essa energia, observa-se uma melhora significativa em órgãos, glândulas e suas funções, além da diminuição ou até eliminação da dor.

Veja como funciona a sua atuação em casos de tratamento oncológico:

  • atuar em áreas do cérebro conhecida por reduzir a sensibilidade à dor e stress, bem como promover relaxamento e desativar o cérebro da função ‘analítica’, que é responsável pela ansiedade e preocupação;
  • regular neurotransmissores (ou os seus moduladores) e hormônios, tais como a serotonina, a noradrenalina, a dopamina, portanto, alterar a reação química do cérebro para ajudar a combater os estados afetivos negativos;
  • aumentar a liberação de adenosina, que possui propriedades anti-nociceptivas;
  • melhorar a rigidez muscular e mobilidade articular, aumentando a microcirculação local, reduzindo o inchaço;
  • estimular a produção de opióides endógenos que afetam o sistema nervoso autônomo;
  • inverter alterações patológicas nos níveis de citocinas inflamatórias;
  • reduzir a inflamação, através da promoção da liberação de indicadores vasculares e imunomoduladores;
  • inverter mudanças induzidas pelo estresse no comportamento e bioquímica;
  • aumentar os níveis de subconjuntos de linfócitos T bem como as células de defesa naturais;
  • aliviar náuseas e vômitos, regulando a atividade mioelétrica gástrica, modulando as ações do nervo e do sistema nervoso autônomo, que regula as atividades vestibulares no cerebelo;
  • reduzir a náusea induzida por vasopressina e vômitos e suprimindo as contrações peristálticas retrógradas.

Agendar Consulta

Porque entendemos que a Acupuntura é um ator representativo para tratar o câncer?

Durante esse processo vivenciado pelo paciente, ele sente-se exaurido física e mentalmente, sem obter melhora com o repouso. Essa condição se deve ao próprio câncer, ou ao seu tratamento.

Sendo assim, a Acupuntura se apresenta num aspecto terapêutico e de total segurança acerca do seu método e sistema de atuação favorecendo o relaxamento e qualidade de vida necessária para o momento.

As sessões de Acupuntura são aconselhadas sempre dentro das primeiras vinte e quatro horas da quimioterapia. Há também a possibilidade de associarmos as sessões de Acupuntura com os anti-eméticos ao longo do tratamento no caso de persistência dos sintomas.

Estudos já evidenciam não somente a redução da intensidade da dor, mas a obtenção de analgesia de forma mais rápida do que com opióides, e uma maior persistência do efeito analgésico.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, cada desequilíbrio energético pode ter diversas causas, e pode ser potencializado por deficiências e excessos particulares ao indivíduo tratado.

“A maioria dos pacientes que procuram acupuntura é para problemas relacionados à dor. Nos últimos 12 anos, a Oncologia Integrativa, um ramo da medicina integrativa, tentou combinar terapias complementares. Dessa forma, incluindo acupuntura, no tratamento convencional do câncer”
Marcus Pai, médico especialista em acupuntura e dor na Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados.

💫 Como funciona o processo de tratar o câncer com ajuda da acupuntura

O ato de agulhar algum ponto, em que a acupuntura entende ser chave para desencadear a liberação de fluxo energético e que por consequência estagnou todo o sistema, acaba por estimular o sistema nervoso central estimula a produção e liberação de endorfina, diminuindo o desconforto. Tal sensação é imediata e percebida desde a primeira sessão. Sua atuação também é responsável por auxiliar o metabolismo, causando um efeito analgésico.

Cada paciente é único, assim como suas necessidades, portanto num primeiro momento é importante ser feito um profundo entendimento das necessidades desse paciente oncológico. E os pontos a serem trabalhados serão definidos em conjunto com a equipe oncológica. É possível alterá-los em cada sessão, tornando o tratamento mais otimizado e dinâmico.

Faz parte também da avaliação para o atendimento perceber as condições da pele do paciente. Qualquer sinal de lesões dermatológicas ou infecciosas agudas não podem ser agulhadas.

Higiene e assepsia do local e dos materiais para evitar riscos de infecções. Todos os equipamentos e agulhas devem ser descartáveis são fundamentais para o atendimento.

De forma geral, a acupuntura continua sendo uma técnica segura e raramente apresenta efeitos colaterais.

Agendar Consulta

Acupuntura é equilíbrio e harmonia que se estende em todos os pontos da vida!

Qualquer pessoa pode se beneficiar da maravilha que é a acupuntura e que ela pode proporcionar, inclusive situações delicadas como o câncer. Observadas as devidas necessidades e particularidades desse tipo paciente o processo pode se tornar mais leve. Sendo assim, ele consegue ter o alívio da dor entre todas os sintomas do tratamento, mas também realinhamento e liberação do fluxo de energia que vai harmonizar seu interior ajudando a ter maior disposição, capacidade de compreensão, aceitação e encorajado a seguir o processo.

Algo que é muito interessante e vale a pena ressaltar é a possibilidade de escolha onde vai receber o tratamento em casos de maior debilidade e dificuldade de locomoção, é possível escolher receber as sessões de acupuntura em casa, onde estará mais confortável.

Enfim, que possamos sempre usar todos os recursos de que dispomos dentro da prática da acupuntura, visando atuarmos o mais próximo possível da nascente do problema, e não apenas na desembocadura dos sintomas.

Te convido a “experienciar” a Acupuntura para aliviar as dores e desconforto do tratamento de câncer!

Eric Flor: Terapeuta Holístico Integrativo Personare Eu me chamo Eric Flor Francisco e sou terapeuta integrativo, colunista do conhecido portal Personare, Mestre em Reiki, Acupunturista e Formado em Fisioterapia. Faço atendimentos de Acupuntura em João Pessoa, na Paraíba. E também realizo outros atendimentos, como: Reiki, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e Pranic Healing para promoção de equilíbrio, vida saudável e bem-estar.

Leia meus artigos no Portal Personare: https://www.personare.com.br/autor/eric-flor

Agende uma consulta de Acupuntura em João Pessoa comigo:

Preencha o formulário abaixo ou, se preferir, ligue ou envie uma mensagem no WhatsApp para: (21) 98023-0676.

Ou clique no botão verdinho do WhatsApp que está no canto da tela e fale diretamente comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat